Nos últimos anos venho tentado provar que o Marketing Digital dá retorno e tenho vivido alguns momentos nessa jornada.
Quando começamos em 2015 (com CNPJ) eram poucas empresas que desenvolviam redes sociais e campanhas ativas, o que deixava um pouco complicado, mas conseguíamos mensurar.
Em 2016, fui ao RD Summit e voltei com o RD Station para Manaus. Foi quando comecei a entender que esse era o caminho:
CAMPANHA -> PÁGINA DE CAPTURA -> LEAD -> VENDA
A mentalidade de quem desenvolve isso para uma empresa é “QUAL A OFERTA QUE TEREMOS?”, “VAMOS PATROCINAR!” e “VENDA PARA OS LEADS!!”, certo?
Porém, o cliente que vê na rede social o anúncio da OFERTA, vê o anúncio mas NÃO CLICA! Depois disso vai à loja e exige o valor que viu no on-line.
Nesse momento começam os problemas.
A ação de marketing para venda não é mais LINEAR como na década de 90!
COMERCIAL NA TV -> DIVULGA TELEFONE -> TELEFONE TOCA
Nessa época tínhamos poucos pontos de exposição da marca e isso facilitava muito!!
Contudo, com mais e mais canais de exposição da marca sendo abertos (Reels, TikTok, WhatsApp e dezenas de outros) tem começado a ficar muito complexo.
Para resolver isso, criei uma hipótese que venho validando nos últimos 4 meses.
Abandonei o nexo causal da compra para um outro modelo de análise.
A minha tese é que temos que ter um histórico de vendas em dias sem campanha e outro com campanha.
Deixa eu explicar mais profundamente, usando um cliente nosso:
Criamos dois pontos oficiais de vendas: loja física e via WhatsApp. Quem mandava mensagem o Instagram ou Facebook, era direcionado 100% para o WhatsApp;
Começamos a mensurar por dois meses essas visitas (visita na loja e mensagens no WhatsApp) e vendas por canal e assim tivemos uma base de quanto era cada;
Quando começamos a ativar as campanhas com oferta promocional o que aconteceu foi o inevitável: AUMENTO DE VISITAS E MENSAGENS;
Entretanto, as vendas não estavam aumentando, e quando começamos a analisar o atendimento físico e por WhatsApp ambos não estavam satisfatórios.
No terceiro mês de trabalho, contratamos uma pessoa para treinar a parte de atendimento e assim as vendas começaram a acontecer.
“COLOQUE ESFORÇO ONDE PRECISA”
Se o MARKETING é para gerar VENDA, por que não focar no aumento do resultado final?
O meio desse processo é algo que está a cada dia mais complexo de analisar, desde o começo de 2021
estamos usando um modelo de análise proposto pelo artigo do Google intitulado “Decodificando as decisões: fazendo sentido no meio desordenado”.
Em resumo:
Veja qual é a quantidade de pessoas interessadas no seu produto sem campanha;
Veja qual é a quantidade de pessoas interessadas no seu produto com campanha.
Essa é a tese que estamos aplicando em todos os nossos clientes e chegamos em 90% deles batendo meta em Julho/2021.
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